domingo, 22 de abril de 2018

Sensor atômico vai mapear campo eletromagnético em 3D Redação do Site Inovação Tecnológica

Sensor atômico vai mapear campo eletromagnético em 3D

Sensor atômico vai mapear campo eletromagnético em 3D
Este pode ser o menor sensor imaginável para a medição de campos eletromagnéticos. [Imagem: Valdis Blums et al. - 10.1126/sciadv.aao4453]
Sensor atômico captura nanoforças
Um único íon - um átomo eletricamente carregado - pode ser o melhor sensor imaginável para a medição de forças eletromagnéticas minúsculas.
Valdis Blums, da Universidade Griffith, na Austrália, usou a "dança" de um único átomo como um meio super sensível para determinar a força de um campo elétrico.
Um íon de itérbio (174Yb+) foi inicialmente aprisionado com um campo elétrico. Quando esse sistema é posto ao alcance de um outro campo elétrico, este campo a ser medido desloca ligeiramente o íon.
Blums demonstrou que é possível usar uma lente de aumento e uma câmera para medir com exatidão esse deslocamento do íon em três dimensões.
A técnica detecta movimentos com uma precisão de alguns poucos nanômetros, correspondendo a forças tão pequenas quanto attonewtons (1 attonewton equivale a 10-18 newtons).
A equipe pretende agora expandir suas medições para observar múltiplos íons simultaneamente, o que permitirá mapear os contornos de um campo de força, traçando seu mapa tridimensional.

Bibliografia:

A single-atom 3D sub-attonewton force sensor
Valdis Blums, Marcin Piotrowski, Mahmood I. Hussain, Benjamin G. Norton, Steven C. Connell, Stephen Gensemer, Mirko Lobino, Erik W. Streed
Science Advances
Vol.: 4, no. 3, eaao4453
DOI: 10.1126/sciadv.aao4453

Nenhum comentário:

Postar um comentário