domingo, 22 de abril de 2018

Revestimento duro como dente conserta sozinho quando cortado Redação do Site Inovação Tecnológica

Revestimento duro como dente conserta sozinho quando cortado

Revestimento duro como dente conserta sozinho quando cortado
O material artificial ficou muito parecido com a epiderme humana - com a vantagem de ser muito mais duro. [Imagem: Xiaodong Qi et al. - 10.1021/acsnano.7b05478]
Pele com esmalte de dente
Revestimentos inteligentes autorregeneradores, que se consertam sozinhos quando riscados ou mesmo cortados, prometem tornar os riscos e arranhões uma coisa do passado.
A dificuldade é que a fabricação desses materiais geralmente exige um compromisso entre a resistência e a capacidade de se autorreparar - melhorar um piora o outro. Não por acaso, as melhores capacidades de autoconserto são apresentadas por polímeros moles.
Xiaodong Qi e seus colegas do Instituto Harbin de Tecnologia, na China, encontraram uma solução para esse dilema juntando duas coisas que não parecem ter muito a ver: a dureza do esmalte dos dentes, com a capacidade de cicatrização da pele.
Imitando a estrutura da pele humana, Qi usou uma técnica de fabricação camada por camada para formar um material macio e dinâmico, contendo álcool polivinílico e ácido tânico. Por cima, foi colocada uma camada externa dura, que também contém estes compostos, mas cujo elemento principal é uma camada de óxido de grafeno, responsável pela dureza.
Quando fabricado na espessura correta, o material cura-se sozinho quando sofre um corte profundo, e a "cicatrização" cobre também a camada dura exterior.
"As multicamadas híbridas podem alcançar uma restauração completa após serem riscadas graças a um benefício mútuo: a almofada macia por baixo pode fornecer polímeros adicionais para auxiliar a recuperação da camada externa rígida, que, por sua vez, pode ser uma barreira de vedação que ajuda na autocura do material macio," escreveu a equipe.
O resultado foi tão bom que Qi e seus colegas falam não apenas de proteções para celulares, mas também de prédios e outros equipamentos. É "uma ferramenta promissora para a integração de propriedades aparentemente contraditórias em materiais artificiais com desempenho potencialmente superando os materiais encontrados na natureza," finaliza a equipe.

Bibliografia:

An Epidermis-like Hierarchical Smart Coating with a Hardness of Tooth Enamel
Xiaodong Qi, Dan Zhang, Zhongbao Ma, Wenxin Cao, Ying Hou, Jiaqi Zhu, Yang Gan, Ming Yang
ACS Nano
Vol.: 12 (2), pp 1062-1073
DOI: 10.1021/acsnano.7b05478

Nenhum comentário:

Postar um comentário