quarta-feira, 6 de abril de 2016

Pulpino: Um processador de código aberto

Informática

Pulpino: Um processador de código aberto

Pulpino: Processador de código aberto
Dependendo da memória, os microprocessadores PULP podem ter apenas 1 x 1 milímetro. [Imagem: ETH Zurich / Frank K. Gurkaynak]
Pulpino
O universo do hardware livre ficou mais rico com o lançamento do Pulpino, um processador de código totalmente aberto.
Já existem microcontroladores de hardware livre, como o Arduino e o Raspberry Pi, mas mesmo eles são baseados em chips comerciais, cuja arquitetura interna não é de código aberto.
Luca Benini e seus colegas do Instituto ETH de Zurique, na Suíça, e da Universidade de Bolonha, na Itália, colocaram o projeto total do seu microprocessador em código aberto, permitindo que outros desenvolvedores não apenas usem, mas também alterem o sistema para atender às necessidades dos seus projetos.
"Em vários exemplos recentes de hardware de código aberto, o uso é restringido por direitos de comercialização exclusivos e por cláusulas não competitivas. Nosso sistema, entretanto, não tem nenhum compromisso quando se trata de licenciamento," disse Benini.
RISC-V
O processador Pulpino foi projetado tendo em mente aparelhos alimentados por baterias, o que levou a uma grande otimização no consumo de energia - PULP é uma sigla para Parallel Ultra Low Power, ou [microprocessador] paralelo de potência ultrabaixa.
As instruções aritméticas que o microprocessador pode executar também são de código aberto - o processador é compatível com o conjunto de instruções de código aberto RISC-V.

Mais informações sobre o Pulpino podem ser obtidas nos endereços www.pulp-platform.org e pulp.ethz.ch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário