sábado, 3 de fevereiro de 2024

Operação Foco concentra esforços para combater mercado irregular de combustíveis no estado do Rio

 


Instituto Combustível Legal

02 de fevereiro de 2024

 

Emerson Kapaz

Palavra do presidente

Como será 2024 no combate às irregularidades no setor?

Com o a retomada do trabalho legislativo, 2024 efetivamente começa. E não vai faltar desafio para os parlamentares. Nossa newsletter deste mês traz algumas perspectivas importantes refere ao mercado de combustíveis para o ano que se inicia. E uma das apostas é que o etanol, inexplicavelmente fora do sistema monofásico de impostos para os combustíveis, seja incluído, juntamente com a gasolina e o diesel, na monofasia. Será um enorme passo contra o mercado irregular. Ao mesmo tempo, caberá aos legisladores voltarem suas atenções às ações do chamado crime organizado no setor de combustíveis. Adulterações e fraudes, antes restritas a algumas áreas do Sudeste, hoje se espalham pelo país. Com o intuito de combater esse braço criminoso, há tempos o ICL defende uma legislação mais efetiva e fiscalizações mais abrangentes. No nosso entender, essas são ações indispensáveis na defesa do consumidor brasileiro.Boa leitura!

Combustível Legal

Perspectivas 2024: confira o panorama previsto pelo ICL para combate a irregularidades e crimes no setor de combustíveis

O que esperar para o mercado de combustíveis no Brasil em 2024 quando o assunto é combate a irregularidades e crimes que afetam o setor? O Instituto Combustível Legal (ICL) analisa quatro cenários importantes com previsão de mudanças.

ANP investiga irregularidades com metanol cometidas por empresas produtoras de biodiesel

De acordo com o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) abriu procedimento administrativo para apurar possíveis desvios de metanol para fins irregulares por, ao menos, quatro empresas. Entre as eventuais práticas ilegais, está a adulteração de combustíveis, um grande risco para a saúde dos consumidores e frentistas.

À Bandeirantes, presidente do ICL destaca tecnologia e trabalho conjunto para combater a crimes no setor

Em entrevista à rádio Bandeirantes, Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal (ICL), aponta os desafios que o setor enfrenta e as possíveis soluções para combater as ilegalidades. De acordo com Kapaz, a aprovação da monofasia no diesel e na gasolina foi uma vitória para o setor, mas ainda existem problemas graves que afetam o mercado, como a adulteração de combustíveis, inclusive com metanol, um produto perigosíssimo que pode levar à morte.

Operação Foco concentra esforços para combater mercado irregular de combustíveis no estado do Rio

Com ações 24 horas por dia, sete dias na semana, a Operação Foco é uma importante iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro para coibir a evasão de ativos, fiscalizar as divisas e as cargas que entram no estado. E o combustível irregular é um dos principais alvos da operação, conforme explica o coronel Eduardo Vaz Castelano, Subsecretário Especial de Controle de Divisas do Estado do Rio de Janeiro, em entrevista exclusiva ao ICL.

Conheça a seção Denuncie
Combustível Legal

2020 - Todos os direitos reservados ao Instituto Combustível Legal

Nenhum comentário:

Postar um comentário