sábado, 8 de abril de 2017

Pronta primeira máquina quântica de pagamentos Redação do Site Inovação Tecnológica

Pronta primeira máquina quântica de pagamentos

Está pronta primeira máquina quântica de cartões
Basta que um hacker tente ler o sinal quântico para que ele seja alterado e se torne inutilizável.[Imagem: Iris Choi. Oxford University]
Máquina de pagamento para celular
Este é o protótipo da primeira máquina com tecnologia quântica - portanto, com garantia de proteção total contra bisbilhoteiros -, projetada para substituir as atuais máquinas de cartões.
O aparelho envia chaves secretas para criptografar as informações que trafegam entre o aparelho móvel do comprador - normalmente um celular - e um terminal de pagamentos.
Seu objetivo é, garantindo uma segurança virtualmente absoluta, aumentar a confiança do público e das empresas no chamado sistema de pagamentos sem contato e sem fios, em que mesmo os cartões colocados nas maquininhas atuais são descartados.
O aparelho foi construído por físicos da Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com as empresas Nokia e Bay Photonics.
Criptografia quântica
A tecnologia de criptografia quântica utiliza milhões de partículas de luz - fótons - para embaralhar as chaves.
Seu melhor argumento, contudo, é que o protocolo permite detectar bisbilhoteiros, descobrindo qualquer tentativa de ler as informações. Com isto, antes que o invasor tenha qualquer chance de decifrar o código ou copiar a chave, a comunicação é interrompida - na verdade, o próprio ato de medir o sinal quântico é suficiente para alterá-lo, tornando-o inutilizável.
A maquininha quântica de pagamentos usa espelhos móveis (MEMS) e LEDs ultrarrápidos para enviar um código PIN secreto a uma taxa de 30 kilobytes por segundo, a uma distância de 0,5 metro. Composto por uma série de luzes sobrepostas, o sistema contém seis pares de LEDs de cavidade ressonante, cada um filtrado para uma polarização e posição diferentes. Os LEDs polarizados circularmente fornecem a chave principal, enquanto os outros pares são usados para medir a segurança do canal e para corrigir quaisquer erros no processo.

Bibliografia:

Handheld free space quantum key distribution with dynamic motion compensation
Hyunchae Chun, Iris Choi, Grahame Faulkner, Larry Clarke, Bryan Barber, Glenn George, Colin Capon, Antti Niskanen, Joachim Wabnig, Dominic O Brien, David Bitauld
Optics Express
Vol.: 25, Issue 6, pp. 6784-6795
DOI: 10.1364/OE.25.006784

Nenhum comentário:

Postar um comentário