sábado, 11 de março de 2017

Impressora 3D de projeto livre constrói Torre de Babel Redação do Site Inovação Tecnológica -

Impressora 3D de projeto livre constrói Torre de Babel

Impressora 3D de projeto livre constroi Torre de Babel
"Com uma impressora 3D sem as restrições de uma moldura definida ou uma caixa, as impressões podem tornar-se tão altas quanto ela possa ser suspensa, ao mesmo tempo em que a área de impressão horizontal é livre," disse Linnea Dimitriou, que teve a ideia de imprimir a Torre de Babel.[Imagem: Linnéa Therese Dimitrou]
Torre de Babel sem confusão
As impressoras 3D vêm sendo saudadas como a tecnologia viabilizadora de uma nova revolução industrial - a revolução das máquinas livres - mas poucos achavam que elas permitiriam construir algo que a humanidade não foi capaz.
Engenheiros da Universidade de Umea, na Suécia, construíram uma impressora 3D especial que trabalha suspensa por linhas de pesca, o que permite que ela vá sendo elevada automaticamente conforme constrói estruturas virtualmente sem limites de dimensões.
E o primeiro trabalho da demonstração da HangPrinter - impressora suspensa, em tradução livre - foi construir uma Torre de Babel, algo que o homem não foi capaz de fazer dependendo apenas de suas próprias capacidades.
"Tanto quanto eu saiba, a HangPrinter é a única impressora 3D do seu tipo. Existem robôs paralelos acionados por cabo e outras impressoras 3D a cabo, mas a HangPrinter é única porque todas as suas partes, exceto a fonte de energia, estão montadas no dispositivo móvel, e ela pode usar estruturas existentes - neste caso as paredes - como um quadro de apoio," disse o professor Torbjorn Ludvigsen, inventor do equipamento.
Impressora 3D de projeto livre constroi Torre de Babel
Detalhes da impressora suspensa e da miniatura da Torre de Babel que ela construiu. [Imagem: Linnéa Therese Dimitrou/Umea University]
Hardware aberto
O uso de apoios já existentes é interessante porque, de acordo com Ludvigsen, o quadro de suporte representa quase metade do custo de uma impressora 3D.
A equipe está interessada em baixar o custo porque pretende que qualquer interessado possa construir sua própria impressora 3D suspensa. Para isso, eles disponibilizaram gratuitamente o projeto no endereço https://github.com/tobbelobb/hangprinter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário