sábado, 9 de janeiro de 2016

Drone autônomo transporta passageiro

Mecânica

Drone autônomo transporta passageiro

Drone capaz de transportar um passageiro
O 184 é um drone sem controle remoto, capaz de levar um passageiro a 16 km de distância. [Imagem: eHang/Divulgação]
Drone com passageiro
No final das contas, os tão esperados carros voadores podem não derivar nem dos automóveis e nem dos aviões, mas dos drones.
A fabricante chinesa de drones eHang apresentou o seu modelo 184, um drone elétrico capaz de levar autonomamente um passageiro em um voo de até 23 minutos.
O veículo é um quadricóptero pesando 200 kg, com uma cabine fechada para um passageiro.
A empresa garante que ele pode levar uma pessoa a até 16 km de distância, ou voar por 23 minutos com picos de velocidades de até 100 km/h. Sua altitude máxima é de 3,6 km.
O tempo para recarga das baterias é de quatro horas.
Caro
Mas o preço não é pequeno, com estimativas entre US$200.000 e US$300.000 para as primeiras unidades, que a eHang planeja começar a vender ainda este ano.
O preço é similar a um helicóptero comum, com motor a combustão, mas que exige um extenso treinamento para ser pilotado.
Já o 184, segundo a empresa, é capaz de voar sozinho, de forma autônoma, graças a algoritmos que controlam tudo a partir da informação da rota desejada.
Drone capaz de transportar um passageiro
O 184 exige pouco espaço na garagem, mas os rotores expostos são uma ameaça à segurança. [Imagem: eHang/Divulgação]
Rotores expostos
O maior entrave à comercialização do 184, contudo, não deverá ser convencer os potenciais clientes a dar tanto dinheiro pelo drone pessoal, mas convencer as autoridades nacionais de que o veículo é seguro e que seu controle de voo automatizado é confiável.
Além disso, os oito rotores expostos não combinam com a segurança exigida de um veículo para uso pessoal, que deverá pousar em áreas pequenas e repletas de pessoas.
Uma solução melhor foi encontrada pelos engenheiros que projetaram oVolocóptero, um helicóptero pessoal também elétrico que mantém seus 18 rotores bem acima da altura de um ser humano.

De qualquer forma, a União Europeia tem planos sérios de substituir carros por helicópteros pessoais, já com os rotores devidamente protegidos.

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