terça-feira, 12 de novembro de 2013

PEÇAS DE AUTOMÓVEL FABRICADAS DE UMA SÓ VEZ.


Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/11/2013
Tixoconformação: Peças de automóveis são fabricadas em uma única etapa
A equipe está trabalhando em conjunto com uma indústria do setor automotivo com vistas a transferir o processo de tixoconformação da escala de laboratório para a escala industrial. [Imagem: CIC marGUNE]
Depois de anos de desenvolvimento, uma nova tecnologia promete nada menos do que fabricar peças complexas - para automóveis, por exemplo - em uma única etapa.
A tixoconformação, ou fundição injetada, consiste em dar formas a metais em estado semi-sólido, sem necessitar levar o metal ao estado líquido, como na fundição tradicional.
O processo atual de fabricação de peças para a indústria automotiva consiste de três a quatro etapas, dependendo do caso, o que inclui fundição, desbaste, usinagem, polimento etc.
Com a nova técnica, a peça final é feita em um único passo, eliminando todas as etapas intermediárias ou de acabamento.
O objetivo da equipe é levar a tixoconformação dos laboratórios para a indústria - em laboratório, todo o processo já funcionou a contento.
Do laboratório para a indústria
A tecnologia da tixoconformação vem sendo pesquisada há vários anos, mas, apesar dos ganhos potenciais, até agora nenhuma indústria conseguiu usá-la na prática.
O grupo espanhol se concentrou na fabricação de um único modelo de peça automotiva, usado na suspensão traseira, conectando a roda com o disco de freio.
"Nós submetemos a peça a um processo que, em última instância, tenta quebrá-la, para ver quanto tempo ela dura, mas o equipamento está durando mais do que o esperado," conta o professor Jokin Lozares, da Universidade Mondragon.
"Estamos ainda estudando a possibilidade de trabalhar com materiais mais avançados do que o aço, tendo em mente principalmente a indústria aeronáutica," acrescentou o pesquisador.
A equipe está trabalhando em conjunto com uma indústria do setor automotivo com vistas a transferir o processo da escala de laboratório para a escala industrial.
Tixoconformação
A tixoconformação é um processo no qual o material é mantido entre um estado líquido e sólido, sendo moldado diretamente nesse estado semi-sólido.
Isso oferece várias vantagens em relação aos métodos tradicionais de forjaria e fundição, entre elas a economia de material.
"Para produzir a mesma peça, a tecnologia de tixoconformação usa cerca de 20% menos material do que a forjaria, uma vez que não há nenhum material em excesso [na peça], e a peça final, com a geometria desejada, é obtida diretamente," explicou Lozares.
"Mais do que isso," acrescentou ele, "é um processo que pega três ou quatro passos na indústria e reduz para uma única etapa, e permite obter geometrias infinitamente mais complexas."

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Você está em Economia
Início do conteúdo

Carro do futuro abastecerá a cada 100 anos

Empresa norte-americana está desenvolvendo veículo que utiliza o metal radioativo tório como combustível 

11 de novembro de 2013 | 19h 53

Carlo Cauti - Especial para o Estado
SÃO PAULO - Imagine comprar um carro novo que terá a próxima parada para abastecer somente em 2113. Uma empresa norte-americana do Connecticut, a Laser Power System, está desenvolvendo um inovador sistema de propulsão para automóveis: o tório.
Esse elemento químico, cujo símbolo é o Th, é um metal radioativo natural utilizado para a fabricação de vidros especiais e de filamentos para lâmpadas incandescentes. Está entre os elementos mais densos existentes no mundo e, segundo a empresa norte-americana, poderia produzir energia suficiente para movimentar veículos.
Abastecer o tanque com oito gramas de tório produziria energia para 100 anos sem emissões nocivas ao meio ambiente. "Um grama de tório dispõe da mesma energia de 28 mil litros de gasolina", explicou Charles Stevens, CEO da Laser Power System.
Essa não é a primeira vez que o tório é considerado como potencial combustível para carros. Ele já foi indicado como ótimo candidato para substituir o urânio nos reatores nucleares, graças à sua relativa segurança, sendo menos radioativo que o urânio, mais fácil de ser extraído do solo e ainda produz muitos menos danos ambientais.
Além disso, um propulsor alimentado com tório não conseguiria desencadear uma reação nuclear, como ocorre com os reatores alimentados com o urânio. Os atuais protótipos de motores à tório pesam cerca de 250 kg e podem ser integrados dentro de automóveis.
O projeto de um carro alimentado com tório é de 2009, quando Loren Kulesus desenvolveu a World Thorium Fuel Concept Car, apresentada no Salão de Automóveis Cadillac de Chicago.
Entretanto, a Laser Power System é a primeira empresa no mundo a trabalhar sobre um motor à base de tório produzido em série. A empresa está testando pequenos blocos do metal aquecido, os quais produziriam calor suficiente para alimentar um laser. O laser aquece a água e com o vapor produzido consegue mover uma mini turbina. A turbina, por sua vez, gera a energia elétrica para a propulsão do veículo.
O tório foi descoberto em 1828 pelo químico sueco Jons Jakob Berzelius, que lhe deu esse nome em homenagem ao deus nórdico Thor. Graças à sua elevada densidade, o mineral consegue produzir uma enorme quantidade de calor.
As pesquisas dos Estados Unidos sobre os reatores alimentados com tório para a produção de energia começaram na década de 1960. Contudo, a pesquisa privilegiou os reatores "tradicionais", alimentados com urânio, por causa da grande produção de plutônio consequente do processo nuclear. A China, Índia e Noruega estão tentando lançar novamente essa tecnologia.
O ESTADO DE SÃO PAULO.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dilma diz que é um crime privatizar a Petrobras e o Pré-sal

MOTOR A ÁLCOOL DE NOVA GERAÇÃO.

Brasil vai desenvolver motor a álcool de nova geração

Com informações da Agência Fapesp - 22/10/2013
A FAPESP e a Peugeot Citroen aprovaram proposta para a criação de um Centro de Pesquisa em Engenharia voltado ao desenvolvimento de motores a combustão movidos a biocombustíveis.
O centro reunirá pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Mauá de Tecnologia e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O projeto pretende criar conceitualmente um motor a etanol que apresente melhor desempenho do que os desenvolvidos nas últimas décadas no Brasil.
O centro terá apoio por quatro anos renováveis por mais seis anos - e tem como objetivo desenvolver motores de combustão interna, adaptados ou desenvolvidos especificamente para biocombustíveis, e sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis.
Motores flex
O grupo irá trabalhar com novas configurações de motores movidos a diferentes biocombustíveis, veículos híbridos, redução de consumo e de emissões de gases, além de estudar os impactos e a viabilidade econômica e ambiental dos biocombustíveis.
"Pretendemos projetar conceitualmente, nos próximos quatro anos, um motor dedicado exclusivamente ao etanol, que apresente maior potência e seja mais eficiente do que o motor flex existente atualmente", disse Waldyr Luiz Ribeiro Gallo, coordenador do projeto.
De acordo com Gallo, uma das limitações do motor flex é ter que funcionar bem tanto com etanol como com gasolina.
Os combustíveis apresentam diferenças significativas em relação, por exemplo, à resistência à detonação (capacidade de ser comprimido sob altas temperaturas na câmara de combustão).
Por causa disso, o motor flex não pode ser otimizado para rodar com etanol porque diminuiria seu desempenho e eficiência ao ser movido a gasolina e vice-versa.
Segundo Gallo, apesar de já ter melhorado muito nos últimos anos em razão dos avanços na eletrônica, o motor flex existente hoje ainda não é otimizado para o etanol.
"Ele não é ótimo nem para a gasolina nem para o etanol. Tecnicamente, é uma solução de compromisso", disse, referindo-se a um motor desenvolvido como alternativa para possibilitar ao consumidor a escolha entre as duas opções de combustível.
Motor a álcool de nova geração
Para desenvolver um novo motor a álcool, os pesquisadores vão avaliar avanços tecnológicos recentes na área de motores, que possibilitariam ao novo motor apresentar um desempenho melhor do que aqueles utilizados no início da década de 1980.
"Os motores daquela época tinham carburador e necessitavam de calibração especial para reduzir a emissão de poluentes", disse Gallo. "Hoje, não possuem mais carburador, têm catalisador e utilizam recursos de eletrônica para controle de parâmetros de operação que avançaram muito desde que os últimos motores a álcool foram lançados no mercado brasileiro."
Algumas das novas tecnologias que devem ser analisadas no projeto conceitual de um novo motor avançado a etanol são o comando de válvula variável (que permite a variação no tempo e no curso das válvulas do motor) e a injeção direta de etanol dentro da câmara de combustão, em vez da injeção do combustível no coletor.
A técnica é considerada uma das mais promissoras para melhorar a eficiência dos motores movidos a álcool. "Um dos objetivos do projeto será avançar no conhecimento dos mecanismos de injeção e de combustão de etanol, sobre os quais ainda não há muitos estudos", disse Gallo.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ATENÇÃO LEIA ESTE ARTIGO E REPASSE.

DROGA FATAL MORTE, RETIRADA DO MERCADO
DIVULGAÇÃO URGENTE, O RISCO DE MORTE. O Ministério da saúde através da (Agência de vigilância de saúde nacional) suspendeu a distribuição, manipulação, marketing chamado FENILPROPALAMINA.
A medida foi tomada após, (FDA) dos Estados Unidos, encontrou que a substância causou efeitos adversos fatais (hemorragia cerebral). Está presente em 21 medicamentos, especialmente no anti-gripales...
Medicamentos suspensos são os seguintes:
1) Benadryl dia e noite.
2) Contatos
3) Naldecon Bristol
4) Acolde
5) Rinarin expectorante
6) Deltap
7) Desfenil HCl fenilpropalamina
9) Naldex
10) Nasaliv
11) Decongel Plus
12) Sanagripe
13) Tropeçou
14) AP tropeçado
15) Tropeçado expectorante
16) Dimetapp
17) Dimetapp expectorante
18) Cepacol Plus
19) Ornatrol
20) AP Rhinex
21) Contilen
22) Decidex
23) 10 Contatos
(24) Desenfriol-D
25) Desenfriolito
26) Gripe Dolex
(27) Graneodin-D
28) XL3
29) Noxpirin
-Para todos aqueles que estão usando qualquer medicamentos desta lista, para suspender a medicação e consultar o seu médico para mais detalhes.
POR COMPARTILHAR, POR FAVOR URGENTE! (Traduzido por Bing)
Curtam ~>Sertanejo Bruto

quarta-feira, 26 de junho de 2013

CONVOCAÇÃO

.

Peço a cada destinatário para encaminhar este e-mail a um mínimo de vinte pessoas em sua lista de endereços, pedindo a cada um deles para fazer o mesmo. 
Em três dias, a maioria das pessoas no Brasil terá esta mensagem. Esta é uma idéia que realmente deve ser considerada e repassada para o Povo.

  
Lei de Reforma do Congresso de 2011 (emenda à Constituição) PEC de iniciativa popular: Lei de Reforma do Congresso (proposta de emenda à Constituição Federal)

1. O congressista será assalariado somente durante o mandato. Não haverá ‘aposentadoria por tempo de parlamentar’, mas contará o prazo de mandato exercido para agregar ao seu tempo de serviço junto ao INSS referente à sua profissão civil.

  
2. O Congresso (congressistas e funcionários) contribui para o INSS. Toda a contribuição (passada, presente e futura) para o fundo atual de aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS imediatamente. Os senhores Congressistas participarão dos benefícios dentro do regime do INSSexatamente como todos outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade. 
3. Os senhores congressistas e assessores devem pagar seus planos de aposentadoria, assim como todos os brasileiros.

4 Aos Congressistas fica vetado aumentar seus próprios salários e gratificações fora dos padrões do crescimento de salários da população em geral, no mesmo período.
 
5. O Congresso e seus agregados perdem seus atuais seguros de saúde pagos pelos contribuintes e passam a participar do mesmo sistema de saúde do povo brasileiro.

6. O Congresso deve igualmente cumprir todas as leis que impõe ao povo brasileiro, sem qualquer imunidade que não aquela referente à total liberdade de expressão quando na tribuna do Congresso.

7. Exercer um mandato no Congresso é uma honra, um privilégio e uma responsabilidade, não um uma carreira. Parlamentares não devem servir em mais de duas legislaturas consecutivas.
 8. É vetada a atividade de lobista ou de ‘consultor’ quando o objeto tiver qualquer laço com a causa pública.

 

Se cada pessoa repassar esta mensagem para um mínimo de vinte pessoas, em três dias a maioria das pessoas no Brasil receberá esta mensagem. A hora para esta PEC - Proposta de Emenda Constitucional -é AGORA.

É ASSIM QUE VOCÊ PODE CONSERTAR O CONGRESSO.

 

Se você concorda com o exposto, REPASSE.  Caso contrário, basta apagar e dormir sossegado.

Por favor, mantenha esta mensagem CIRCULANDO para que possamos ajudar a reformar o Brasil.


 
NÃO SEJA ACOMODADONÃO ADIANTA SÓ RECLAMAR.NÃO CUSTA NADA REPASSAR.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

JÁ VÃO TARDE.

#brasilNAOcomuna

ENGANAÇÃO.

Luis Tamura
A mais pura enganação do governo federal, fazendo uso de uma de suas instituições financeiras como se estivesse ajudando o trabalhador de baixa renda.
Os R$ 5.000,00 só estão disponíveis para as famílias que comprovarem rendimento acima de R$ 3.000,00 e que tenham adquirido seu imóvel no programa Minha Casa Minha Vida.
O programa Minha Casa Minha Vida é para o trabalhador de baixa renda com comprovação de rendimentos de até R$ 1.600,00.
Quem ganha até R$ 1.600,00 só tem direito a financiamentos de até R$ 2.500,00.
Se for para fazer compras com somente R$ 2.500,00 é melhor ir diretamente a uma loja do comércio varejista, porque os juros serão menores.
PURA PROPAGANDA ENGANOSA DO GOVERNO FEDERAL!!!!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Oi!

Eu acabei de assinar a petição "Dilma: não acabe com o SUS " na Change.org.

É importante. Você gostaria de assinar também? Aqui está o link: 

http://www.change.org/pt-BR/petições/dilma-não-acabe-com-o-sus?share_id=VxNJxTFaqQ&utm_campaign=signature_receipt&utm_medium=email&utm_source=share_petition

Obrigado!

CID MARCOS

segunda-feira, 20 de maio de 2013

TECH TUDO G1 INFORMA.

USB é tudo igual? Conheça as diferenças entre as versões 2.0 e 3.0

Milena PereiraDa redação
O USB, tipo de conexão que permite unir um periférico ao computador ou a outros dispositivos, foi criado com a proposta de ser uma alternativa para melhorar a qualidade e a velocidade da transferência de dados via portas seriais. O modelo 2.0, padronizado nos anos 2000, veio a popularizar essa tecnologia, que continuamente aprimorada gerou, em 2009, a versão 3.0. Mas você sabe o que diferencia tais versões, ou como essa mudança afeta sua vida?
Não precisa ser um especialista em tecnologia para logo notar a primeira diferença: a velocidade. Enquanto o USB 2.0 dispõe de 480 Mb/s de velocidade, o USB 3.0 disponibiliza 4.8 Gb/s, ou seja, consegue ser pelo menos dez vezes mais rápido na hora de fazer transferência de dados.
Tanto o modelo 2.0 quanto o 3.0 possuem a mesma estrutura de conector (sendo que o do último possui cor azul), o que permite a compatibilidade de ambos em versões diferentes, como por exemplo usar um USB 2.0 em entrada 3.0 ou vice-versa. É claro que, para dispor da "potência" do 3.0, é necessário usá-lo em uma entrada de mesmo valor.
Kingston Data Traveler HyperX 3.0  (Foto: Milena Pereira/TechTudo)Kingston Data Traveler HyperX 3.0 (Foto: Milena Pereira/TechTudo)
Hoje em dia, todos os notebooks, câmeras fotográficas, pendrives, tablets, smartphones, HD externo, e tantas outras tecnologias possuem entrada USB 2.0, e é crescente o número das que possuem a 3.0. Importante ressaltar que foi o desenvolvimento da versão 2.0 que permitiu que fosse adotado esse padrão nos eletrônicos.
USB 2.0 (Foto: Reprodução/SXC)Conector cinza do USB 2.0 (Foto: Reprodução/SXC)
Com os fabricantes não precisando pagar licença de uso pela tecnologia, e com a facilidade de se ter entradas universalmente compatíveis, rapidamente houve a ampliação dos periféricos com USB e, por consequência, sua baixa de preços e popularização.
Enquanto o Universal Serial Bus 2.0 permite enviar ou receber dados, a versão 3.0 possibilita fazer ambas atividades ao mesmo tempo. Isso acontece porque o modelo mais recente  é full-duplex, ou seja, possui um modo de operação onde é possível transmitir e receber dados de forma simultânea.
Para além, as novas portas seriais consomem menos eletricidade que o USB 2.0 e ainda são energeticamente mais eficientes. O consumo reduzido se deve pelo modo de standby que o modelo 3.0 adere quando não está sendo utilizado. Em suma: O USB 3.0 é mais veloz, possui mais qualidade e é mais econômico que a versão anterior.
 USB 2.0USB 3.0
Velocidade480 Mb/s4,8 Gb/s
Intensidade da corrente elétrica500 miliampéres900 miliampéres
Tempo gasto e Mb transferidos10 minutos = 288.000 Mb10 minutos = 2.949.000 Mb
O que é possível fazer com esse tempoBaixar 411 filmes de 2 horas (média de 700 Mb).Baixar 4.213 filmes de 2 horas ( media de 700 Mb).


Kingston Data Traveler HyperX 3.0  (Foto: Milena Pereira/TechTudo)

sábado, 11 de maio de 2013

A história do Rádio no Brasil


Edgard Roquete Pinto, antropólogo, foi um dos grandes incentivadores do rádio no Brasil. Cronologicamente, há registros que comprovam que a primeira emissora de rádio brasileira surgiu com a fundação da Rádio Clube de Pernambuco, em Recife, no dia 6 de abril de 1919.
Em 1922, é tida como a primeira irradiação oficial a transmissão feita a partir do alto do corcovado, no Rio de Janeiro, nas comemorações do Centenário da independência do Brasil. ”O rádio é o divertimento do pobre(..), e a informação dos que não sabem ler”,sob estas palavras Roquete Pinto enxergou no rádio um veículo que pudesse difundir a cultura e história brasileira.

Em 1923, são instalados aparelhos receptores na cidade do Rio de Janeiro, idealizada por roquete Pinto. Outras emissoras começaram a surgir não somente com uma programação informativa, mas planejada em primeiros passos para transmitir a nossa música e arte.

Com a evolução tecnológica, nos anos 30, as rádios criaram programas de auditório, o que fez do rádio um veículo popular. Em 1934, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi transformada em Rádio Municipal do Rio de Janeiro, popularmente conhecida como rádio Roquete Pinto. As rádio nesta fase se fortaleceram como lançadoras de grandes talentos musicais como Francisco Alves, Vicente Celestino, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, entre outros.

Na década de 50, o rádio difundiu as transmissões esportivas, como a Copa de 58, todos torceram pelo Brasil através do rádio. Em 1953, haviam números que identificaram a existência de cerca de 500 emissoras de rádio no país e quase meio milhão de aparelhos receptores.



Cronologia do Rádio

24 de maio de 1844 - Samuel F. B. Morse envia a primeira mensagem à distância através do telégrafo. O primeiro sistema de comunicação de longa distância que o mundo conheceu.
1850 - O alemão Daniel Ruhmkoff inventa um aparelho capaz de transformar baixa tensão de uma pilha em alta tensão: surge o primeiro emissor de ondas eletromagnéticas.
1853 - O físico australiano Julius Willheim Gintl prova ser possível enviar várias mensagens simultaneamente por uma única linha telegráfica.
1867 - O alemão Siemens cria o dínamo.
1875 - Surge o primeiro serviço permanente de notícias por cabo. No mesmo ano, Alexandre Graham Bell inventa o transdutor magnético, ou microfone.
1877 - Emile Bertiner torna o microfone um equipamento personificado e Thomas A. Edison registra som em cilindros.
1893 - O padre e cientista brasileiro Roberto Landell de Moura realizou a primeira transmissão falada, sem fios, por ondas eletromagnéticas. Sua experiência mais importante - praticamente desconhecida do mundo - foi em São Paulo, quando transmitiu por telegrafia sem fio do alto da avenida Paulista para o alto de Sant'Ana. Todos os equipamentos usados forma inventandos pelo próprio Landell de Moura, com patentes registradas no Brasil em 9 de março de 1901.
1904 - Landell registra a patente do Transmissor de Ondas, do telefone sem fio e do telégrafo sem fio nos EUA.
1905 - A Marinha de Guerra do Brasil realizou várias experiências com a telegrafia por centelhamento no encouraçado Aquidabã.
1895 - O russo Aleksandr S. Popov inventou uma antena capaz de receber freqüências baixas, na faixa de 30kHz. No mesmo ano, próximo à região da Bolonha, na Itália, Guglielmo Marconi conseguiu realizar o que ficou conhecido como a primeira transmissão de sinais sem fio por uma distância de primeiro 400 e em seguida 2 mil metros.
2 de junho de 1896 - O italiano Marconi registra, na Inglaterra, uma patente para um sistema de comunicações sem fio, que mais tarde usa para receber e transmitir sinais em código Morse em um raio de até 3km de distância.
1899 - Realizada uma transmissão de 42km entre dois cruzadores franceses equipados com o dispositivo Ducretet/Popov. Mais tarde, em 28 de março do mesmo ano, Marconi vai mais longe e faz uma transmissão através do Canal da Mancha enviando sinais de Dover para Wimereux.
1900 - Marconi consegue a patente por um processo que permite ao operador do equipamento selecionar um comprimento específico de onda. Em fevereiro deste ano surge a primeira estação comercial, localizada na ilha alemã de Borkum.
1901 - Marconi realiza a primeira transmissão transatlântica. Usando o código Morse, o cientista consegue transmitir entre Poldhu na Comualha britânica e St. John, Newfoundland.
1903 - Criada a Telefunken, com a união da Siemens e da Allgemeine Elektizitats Gesellschaft. Também neste ano, Gustave Ferrie instala uma estação de telégrafo de longa distância na Torre Eiffel, o que permite que o London Times e o New York Times recebam informações sobre o andamento da guerra entre a Rússia e o Japão. Ainda Não era possível transmitir sons, apenas sinais.
1904 - O inglês John Fleming inventa o diodo, uma válvula iônica de dois eletrodos que possibilita finalmente a transmissão do som. Imediatamente, uma estação de radiotelégrafo é construída na costa Adriática, no principado de Montenegro.
1905 - Criado o Ato do Telégrafo Sem fio (Wireless Telegraph Act), no Canadá, que estabelece regras para a obtenção de licença para a telegrafia. No mesmo ano, ocorre a primeira comunicação sem fio da Espanha, realizada entre El Ferol del Caudillo e La Coruña. Neste ano, são descobertas as propriedades da galena (lead sulphide) como detector de sinais radioelétricos.
1906 - O norte-americano Reginald Fessenden constrói o primeiro alternador de alta freqüência e realiza a transmissão da voz humana pelo rádio. Em 25 de outubro, Lee de Forest patenteia, nos Estados Unidos, o triodo - uma válvula de três eletrodos que permite a detecção, transmissão e amplificação dos sinais de rádio.
1908 - O rádio descobre sua vocação de prestação de serviços, com a adoção do sinal SOS, de socorro, internacionalmente.
13 de janeiro de 1910 - A tripulação de um navio em alto mar - a 20km da terra firme - consegue ouvir a voz famosa do tenor italiano Enrico Caruso graça a uma transmissão do Metropolitan Opera House, em Nova Iorque.
1913 - Surge a Wireless Society de Londres, na Inglaterra, que se tornaria mas tarde a Radio Society da Grã-Bretanha.
1915 - Surgem na Alemanha as primeiras transmissões internacionais de programas diários de notícias.
1920 - Surgem, na França, os primeiros rádios a pilha, vendidos com outra inovação: fones de ouvido. Neste período, o jornalismo ocupa parte importante da programação, ganhando um caráter de seriedade econômica depois que a Holanda lança moda ao começar a transmitir o movimento da bolsa de Amsterdam mesclado com noticiário econômico.
1922 - Já existem estações de rádio com programações regulares em quase todo o mundo, incluindo aí a Argentina, Canadá, União Soviética, Espanha e Dinamarca. Em 7 de setembro do mesmo ano, o discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa, em comemoração ao centenário da independência do Brasil é transmitido via rádio, trata-se da primeira transmissão oficial pelo novo veículo de comunicação. Foram importados 80 receptores de rádio especialmente para o evento. Em outubro, nasce a britânica BBC (Britsh Broadcasting Company), em paralelo com as primeiras estações de rádio em Shangai, na China, e em Cuba.
1923 - A Itália nacionaliza o rádio por decreto real Ainda em 1923 a França segue o exemplo e transforma o rádio em monopólio estatal. Edgard Roquete Pinto - considerado pai do rádio brasileiro - e Henry Morize fundam em 20 de abril, a primeira rádio brasileira: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada para atuar sem fins comerciais. Enquanto o Japão termina e regulamentar as leis de funcionamento do rádio optando por banir a publicidade neste meio de comunicação.
1924 - Suécia cria o modelo de estação de rádio sem anúncios e com um propósito claramente educativo.
1926 - No Japão, a criação da NHK (Nippon Hoso Kyokai) institui o monopólio no país - a companhia acaba incorporando as rádios privadas existentes. Nesta mesma época, no Brasil começa a operar a Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro.
1929 - O Vaticano cria sua primeira rádio, que foi oficialmente inaugurada em 1931.
1934 - Criada a SARBU (South American Radio Broadcasting Union), entidade que reúne o países latino americanos.
1935 - Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai assinam tratado de cooperação técnica em radiodifusão.
1932 - O Decreto nº 21.111, de 1º de março, que regulamentou o Decreto nº 20.047, de maio de 1931, primeiro diploma legal sobre a radiodifusão define o rádio como "serviço de interesse nacional e de finalidade educativa". No mesmo ano, o Decreto nº 21.111, autoriza a veiculação de propaganda pelo rádio, tendo limitado sua manifestação, inicialmente, a 10% da programação.
1935 - A Rádio Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, cria vários programas de notícias.
1936 - É fundada a brasileira Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que foi a primeira em audiência por mais de vinte anos.
30 de outubro de 1938 - Orson Welles vai ao ar deixando milhares de pessoas em pânico com a certeza de que a Terra estaria sendo invadida por extraterrestres com a transmissão de Invasão dos Mundos, peça do escrito H.G. Wells.
1939 - A Alemanha da Hitler proíbe a audiência de rádios estrangeiras. O segundo passo ocorre em 1940, quando as rádios alemãs passam a transmitir a mesma programação de caráter ultra-nacionalista, já totalmente sob o domínio nazista. O presidente francês General Charles de Gaulle também usa o rádio como instrumento de mobilização ao pelar para que os franceses resistam aos ataques alemães pela BBC em Londres.
1940 - O Decreto-Lei no. 2.073, do presidente da República Getúlio Vargas, criou as Empresas Incorporadas ao Patrimônio da União, que entre outras encampou a Rádio Nacional, de propriedade do grupo A Noite. Em 1938, inaugurou-se o programa "A Hora do Brasil".
1941 - Surge o Repórter Esso, criado pela Rádio Nacional, durante a II Guerra Mundial. O programa ficou no ar até 1968.
1942 - Criado o Grande Jornal Falado Tupi, da Rádio Tupi, de São Paulo. A Rádio Nacional do Rio de Janeiro leva o ar a primeira radio novela: "Em busca da felicidade".
1944 - A resistência é avisada, por intermédio da mensagens codificadas, de um iminente desembarque dos aliados na Normandia, no famoso Dia D.
15 de agosto de 1945 - O imperador do Japão anuncia a rendição do país, por rádio, depois das bombas nucleares de Nagasaki e Hiroshima. No mesmo ano, o controle governamental sobre o rádio no Japão é abolido.
1946 - Surgem os gravadores de fita magnética. O início da substituição das válvulas retificadoras por retificadores de selênio, material semicondutor em estado sólido muito menos propício a queimar do que as velhas válvulas a vácuo.
1954 - Chega o Regency TR1, primeiro rádio transistorizado do mundo, lançado nos EUA.
1985 - A japonesa Sony desenvolve um rádio do tamanho de um cartão de crédito.
1990 - Criada a Rede Bandeirantes de Rádio, a primeira do Brasil a operar via satélite com 70 emissoras FM e 60 AM em mais de 80 regiões do País.
2002 - Aprovada emenda constitucional que permite que empresas de comunicação sejam de propriedade pessoas jurídicas e permite a entrada de capital estrangeiro no setor.


R Arnaldo Thá , N 1051   Fazendinha Curitiba   PR   Tel (41) 3245-3048

segunda-feira, 25 de março de 2013

CONSERTOS COM GARANTIA.

  Conserte seus aparelhos na Eletrônica Alvorada (Rua Arnaldo Thá, 1051 Fazendinha Curitiba Paraná). Contamos com um corpo técnico de primeira, usamos componentes originais afinal seu aparelho e eletro doméstico merecem, eles fazem parte da família.
Fazemos orçamento sem compromisso e se aprovado consertamos com garantia de 3 meses. Venha nos fazer uma visita.
                                                                                                                                                    Cid Marcos Mahtuk

domingo, 10 de março de 2013

LED

Pessoal, a Eletrônica Alvorada recebeu grande quantidade de lâmpadas de LED. Venha trocar suas lâmpadas incandescente pelas novíssimas LED. Sua bateria trabalhará com mais folga, sua iluminação será mais vista e a durabilidade do LED é bem maior. Para sua segurança troque as lâmpadas por LED.

ANTIGO VERSUS NOVO

Pessoal, vocês já viram quantos eletro domésticos baratinhos tem nas lojas para vender? Vale mais comprar um novo que consertar o antigo. Será? A qualidade dos aparelhos novos são duvidosos, pois são fabricados na China. Muitas vezes aquele liquidificador que te serviu por muitos anos, se reformado durará outros tantos. E o planeta agradece, pois as matérias prima estão acabando. Então vamos consertar seus aparelhos antigos que dificilmente te deixam na mão.
                                                                                             Cid Marcos Mahtuk

A EVOLUÇÃO E A DECADÊNCIA.

   A eletrônica evolui a cada momento vejam:
O rádio a galena, a TV com varredura mecânica, a vitrola com discos de aço perfurado, o gravador de fio metálico. Com as válvulas tudo foi melhorando. Por longos anos as válvulas díodo, tríodo e pêntodo eram a última palavra em eletrônica. Depois vieram os díodos e transistores de germânio que deram nova vida aos aparelhos. Com o silício vieram os transístores de maior ganho, os circuitos integrados, que estão em muitos aparelhos atuais. Mas até as telas de plasma e cristal líquido estão com os dias contados, pois já temos as telas de oled, mas esta chegando a geração grafeno com novos transistores, circuitos integrados e telas de altíssima definição. E pelo visto não pararemos por aí. É bem verdade que em matéria de áudio não houve grande evolução fora os componentes usados. Porquê? Hoje em dia não existem mais audiófilos, aqueles que ouviam boas músicas com qualidade máxima, os chamados stereo alta fidelidade. Se você perguntar a alguém o que é stereo, não haverá resposta. O povo só quer barulho e volume extremo.
                                                                                       Cid Marcos Mahtuk

O CASAL ESPERTO.

O brasileiro está preparado para dialogar aquilo que não sabe? Claro que não, veja o exemplo:
Um casal trouxe um televisor CCE 14 polegadas sem funcionar para conserto, depois de retirado o aparelho voltaram com a seguinte reclamação: O tubo de imagens foi trocado, pois se a tv é CCE o tubo teria que ser CCE. Ora como vocês podem ver o casal não sabe a diferença entre fabricante e montadora e não teve acordo, tentei explicar que a CCE não fabrica componentes muito menos cinescópios, ela apenas monta os aparelhos com peças de fabricantes tradicionais como Philips, Samsung, Panasonic entre muitas. Mas não houve acordo. O casal simplesmente abriu o tv ( o que não poderia, pois assim feito perderia a garantia ) e verificou que o cinescópio era Samsung. Então resolvi devolver o dinheiro e o aparelho do mesmo jeito que veio ( sem funcionar ) com defeito na fonte. As vezes é preferível um prejuízo do que argumentar com ignorantes.
                                                                                                   CID MARCOS MAHTUK

APRENDENDO NAMARRA.


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

ASSIM COMEÇOU O SOM AUTOMOTIVO.


   O rádio no automóvel começou em 1930 com o lançamento pela Galvin Manufacturing Company, com a marca Motorola. Era apenas um rádio AM (amplitude modulada) valvulado (foto acima). Mas a revolução veio na década de 50, com o primeiro rádio com FM (frequência modulada) lançado pela Blaupunkt em 1952. Em 1955 a Chrysler lançou o primeiro aparelho com uso de mídia externa, era um tocador de discos (vinil) de 7 polegadas e 45 rotações por minuto, com o nome de Higthway Hi-Fi. Em 1963 os alemães da Becker  inovaram novamente lançando o primeiro auto rádio automotivo transistorizado. Em 1965, Ford e Motorola se unem e lançam o rádio com cartucho de fita magnética com 4 e 8 pistas com uma qualidade de som igual aos gravadores de rolo, pois usava a mesma fita.  Na década de 70 foi introduzida a fita cassete. No final dos anos 90 a Empeg (empresa britânica) lançou um aparelho com disco rígido surgindo o MP3, daí para frente surgiram os leitores de CD, DVD, cartão de memória, pendriver, bluetooth, e assim todo dia aparece uma novidade. Esta é uma pequena história de como nasceu o som automotivo.
                                                                                             Cid Marcos Mahtuk