quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O que você tem quando cruza um avião com um submarino? Redação do Site Inovação Tecnológica -

O que você tem quando cruza um avião com um submarino?

Híbrido de avião e submarino voa como águia ou como raia
Imagem temporizada do pequeno drone saindo do modo submarino rumo a um voo em modo avião.[Imagem: Matthew Bryant]
Híbrido de avião e submarino
Engenheiros da Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos EUA, demonstraram que é mesmo possível construir um híbrido de avião e submarino.
O protótipo navega sobre a superfície da água como um barco, mergulha como um submarino e depois decola verticalmente da água, passando a voar como um avião de pleno direito.
Como "voa" na água e no ar, o pequeno drone foi batizado de EagleRay, uma junção dos termos em inglês para águia e raia - mas ele não bate as asas como nenhum dos dois.
"Manter a vigilância aérea pode usar muita energia. O EagleRaypode economizar energia passando algum tempo na água. Por exemplo, ele pode rastrear um grupo veloz de golfinhos a partir do ar, depois passar um tempo na água se os golfinhos pararem para aproveitar um bom local de alimentação. O EagleRay pode então retomar o voo quando os golfinhos começarem a se mover novamente," disse Warren Weisler, um dos projetistas do aparelho.
O drone de demonstração tem um comprimento de 1,40 metro e uma envergadura de asas de 1,50 metro. Um motor elétrico aciona sua única hélice frontal, cuja velocidade é controlada conforme ele se movimenta na superfície da água, embaixo d'água ou no ar.
"No momento estamos desenvolvendo um controlador personalizado para o EagleRay," contou Weisler. "Os controladores existentes não foram projetados para um veículo que transite do ar para o mar e de volta - eles são projetados para ser um ou outro, sem uma etapa de transição."

Bibliografia:

Testing and Characterization of a Fixed Wing Cross-Domain Unmanned Vehicle Operating in Aerial and Underwater Environments
Warren Weisler, William Stewart, Mark B. Anderson, Kara J. Peters, Ashok Gopalarathnam, Matthew Bryant
IEEE Journal of Oceanic Engineering
Vol.: PP, Issue: 99 - Page(s): 1 - 14
DOI: 10.1109/JOE.2017.2742798

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