sábado, 17 de setembro de 2016

Nova fonte de luz para comunicação dentro dos chips

Nova fonte de luz para comunicação dentro dos chips

Nova fonte de luz para comunicação dentro dos chips
Esquema do dispositivo. Embaixo, à direita: elétrons (rosa) que tunelam através de uma única molécula orgânica dão origem aos plásmons (ondulações em azul) na interface entre a camada orgânica e o eletrodo abaixo. A luz é emitida de pontos discretos na junção, que brilham em cores diferentes.[Imagem: Wei Du et al. - 10.1038/nphoton.2016.43]
Pulsos de luz orgânica
Talvez não seja necessário esperar pelos nanolasers - lasers ultraminiaturizados, fabricados dentro dos processadores - para substituir a eletricidade pela luz dentro dos chips.
Pesquisadores de Cingapura descobriram que a luz emitida por uma camada de moléculas orgânicas pode ser a fonte perfeita de fótons para a transmissão ultrarrápida de informações nesses ambientes confinados.
A luz é emitida na forma de pulsos quando uma tensão elétrica é aplicada em uma heterojunção, um sanduíche formado por uma camada de moléculas tiol sobre um eletrodo metálico e uma liga dos semicondutores gálio e índio.
A eletricidade induz a formação plásmons de superfície, ondulações de elétrons que se espalham pela superfície do material e, em seguida, decaem em fótons. Embora o tiol seja um isolante, a camada é fina o suficiente para que os elétrons tunelem entre os eletrodos, energizem os plásmons, e então gerem a luz.
Canhão de fótons
O componente dispara uma "fileira de fótons", muito similar à produzida por outras fontes de fótons individuais, o que significa que a heterojunção híbrida (orgânica-inorgânica) poderá ser usada para substituir lasers e LEDs como fontes de sinal para sistemas de comunicação baseados em luz e mesmo para dispositivos de computação quântica.
Devido ao seu mecanismo de funcionamento, a equipe acredita que as junções poderão ser miniaturizadas até espessuras com nível molecular, facilitando ainda mais o processo de sua inserção em circuitos à base de silício.

Bibliografia:

On-chip molecular electronic plasmon sources based on self-assembled monolayer tunnel junctions
Wei Du, Tao Wang, Hong-Son Chu, Lin Wu, Rongrong Liu, Song Sun, Wee Kee Phua, Lejia Wang, Nikodem Tomczak, Christian A. Nijhuis
Nature Photonics
Vol.: 10, 274-280
DOI: 10.1038/nphoton.2016.43

Nenhum comentário:

Postar um comentário