sábado, 20 de fevereiro de 2016

Nanogerador de celulose para aplicar remédios

Energia

Nanogerador de celulose para aplicar remédios

Nanogerador de celulose para implantes biomédicos
Uma pequena fita do material, pressionada manualmente, gera energia suficiente para acender instantaneamente mais de 20 LEDs. [Imagem: Alam/Mandal - 10.1021/acsami.5b08168]
Remédio na hora certa
A ideia de dispositivos eletrônicos para liberar medicamentos com hora marcada é promissora porque tomar os remédios na hora certa é imprescindível para que eles façam seu efeito - seja em casa ou no hospital.
O problema é que esses implantes precisam de energia, e o acréscimo de uma bateria destrói qualquer tentativa de fabricar dispositivos flexíveis, fáceis de usar e biocompatíveis - sem contar a dificuldade de miniaturização.
Um nanogerador elétrico flexível e feito de celulose pode ser a resposta para todos esses problemas.
Nanogerador de celulose
Nanogeradores são equipamentos que geram eletricidade a partir de vibrações do ambiente. No corpo humano, eles geram energia a partir dos movimentos, das batidas do coração, da respiração e até mesmo do fluxo sanguíneo.
A grande novidade é um nanogerador feito de celulose, um biopolímero que elimina as restrições dos nanogeradores atuais, geralmente feitos de materiais piezoelétricos, embora tenha havido grande esforço em busca dosnanogeradores biocompatíveis.
Mehebub Alam e Dipankar Mandal, da Universidade Jadavpur, na Índia, construíram seu nanogerador misturando a celulose com o tipo de silicone usado nos implantes de mama (polidimetilsiloxano) e com nanotubos de carbono.
Eficiência surpreendente
A eficiência do nanogerador foi surpreendente, com uma pequena fita do material, pressionada manualmente, gerando energia suficiente para acender instantaneamente mais de 20 LEDs.
Esse rendimento abre caminho para a utilização do nanogerador em outras aplicações, não tão exigentes quanto à biocompatibilidade. Por exemplo, os pesquisadores usaram-no para carregar capacitores empregados para alimentar uma calculadora, uma pequena tela LCD e um relógio de pulso.

Bibliografia:

Native Cellulose Microfiber-Based Hybrid Piezoelectric Generator for Mechanical Energy Harvesting Utility
Md. Mehebub Alam, Dipankar Mandal
ACS Applied Materials & Interfaces
Vol.: 8 (3), pp 1555-1558
DOI: 10.1021/acsami.5b08168

Nenhum comentário:

Postar um comentário