domingo, 1 de outubro de 2017

Mão robótica inteligente aprende sozinha

Mão robótica inteligente aprende sozinha

Mão robótica inteligente aprende sozinha
Ainda que a mão robótica seja forte o suficiente para esmagar a maçã, ela dosa a força de acordo com a textura detectada por seus sensores, garantindo que objetos delicados não sejam danificados.[Imagem: Bielefeld University]
Mão inteligente
Pesquisadores alemães desenvolveram uma mão robótica que se familiariza com objetos novos por conta própria.
O sistema - a mão robótica propriamente dita, um computador e um programa de controle - funciona sem conhecer previamente as características dos objetos, sejam utensílios, pedaços de frutas ou ferramentas.
Uma das aplicações prevista pela equipe são robôs de serviço capazes de adaptar-se de forma independente ao trabalho - sejam robôs operários ou robôs assistentes domésticos.
"Nosso sistema aprende experimentando e explorando por conta própria - assim como os bebês abordam novos objetos," disse a professora de neuroinformática Helge Ritter, da Universidade de Bielefeld.
Pegar ou apertar
Nos testes, a mão robótica aprendeu e realizou tarefas tão distintas quanto pegar uma banana e apertar um botão. "O sistema aprende a reconhecer tais possibilidades como características e constrói um modelo para interagir e re-identificar o objeto," explicou Ritter.
A equipe já está trabalhando em um robô com duas mãos como as que agora foram apresentadas. Para que possam ser usadas em robôs assistentes futuros, eles pretendem fazer uma "plástica" nas mãos robóticas, dando-lhes não apenas a forma e a mobilidade, mas também a aparência das mãos humanas.

O cérebro robótico que controla essas mãos - o programa de computador - foi projetado por uma equipe multidisciplinar. Embora seja tipicamente um programa de inteligência artificial, seu projeto exigiu a colaboração de especialistas em biologia, neurociências, informática e mecatrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário