quarta-feira, 26 de julho de 2017

Motor pneumático macio produz movimento cíclico Redação do Site Inovação Tecnológica -

Motor pneumático macio produz movimento cíclico

Motor pneumático
Engenheiros criaram um novo tipo de atuador pneumático capaz de gerar movimento cíclico a partir de uma estrutura mole e flexível.
Um atuador é um mecanismo que transforma um tipo de energia em outro. Até agora, a maioria dos atuadores pneumáticos era rígida e volumosa, impedindo a disseminação de seu uso, por exemplo, entre os robôs.
O novo aparelho é biomimético, ou seja, é inspirado na natureza, imitando o mecanismo de movimentação de um réptil. E, ao contrário da maioria dos atuadores pneumáticos, funciona com pressão negativa.
Alar Ainla e seus colegas da Universidade de Harvard, nos EUA, apontam várias vantagens deste novo método para obter movimento circular a partir de uma haste dentro de um atuador pneumático macio. Entre elas estão a dispensa da necessidade de lubrificação, a eliminação do risco de rompimento em caso de se atingir pressões acima das especificações operacionais, a possibilidade de usar o equipamento em operações sensíveis a campos eletromagnéticos e a possibilidade de uso junto a produtos inflamáveis, onde um motor elétrico poderia causar explosões.
Motor pneumático flexível
Estrutura e protótipo do motor pneumático flexível. [Imagem: Alar Ainla - 10.1089/soro.2017.0017]
"Trabalhar com máquinas macias apresenta desafios enormes de projeto e nos aspectos técnicos necessários para construir um equipamento funcional. Este é um exemplo engenhoso de um dispositivo que usa materiais macios para operar em ambientes que não seriam adequados para os robôs mais tradicionais," comentou o professor Barry Trimmer, especialista em robôs biomiméticos da Universidade Tufts, que não esteve envolvido neste desenvolvimento.

Bibliografia:

Soft, Rotating Pneumatic Actuator
Alar Ainla, Mohit S. Verma, Dian Yang, George M. Whitesides
Soft Robotics
DOI: 10.1089/soro.2017.0017

Nenhum comentário:

Postar um comentário